Freio a Disco

O freio a disco é uma máquina de conversão de energia cinética em calor por meio da fricção. Sua eficiência é medida pela sua capacidade de dissipar o calor gerado. Um freio a disco, feito geralmente de ferro fundido ou compostos cerâmicos, é conectado à roda ou ao eixo.
A maioria dos carros modernos tem freios a disco nas rodas dianteiras, podendo também ser encontrados nas rodas traseiras. Esta é a parte do sistema de freios que realmente faz o carro parar.

 

Freio a Disco

Freio a Disco

O tipo mais comum de freio a disco nos carros modernos é o de pinça flutuante de um pistão.
Para parar a roda, um material de fricção na forma de pastilhas de freio que é forçado mecanicamente, hidraulicamente, pneumaticamente ou eletromagneticamente contra os dois lados do disco. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a ele desacelerem ou parem.
O sistema de freios depende da pressão que o motorista exerce sobre o disco, como consequência disso, alguns motoristas em caso de frenagem brusca podem causar acidentes de percurso.

 

Deixar um Comentario:

Publicidade
FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Visitas